terça-feira, 21 de maio de 2013

Seus Olhos Viam Deus -Zora Neale Hurston

O crescimento e a tomada de Janie de três relacionamentos poderiam sucintamente definir este romance ,mas ele é mais que isso.E o é mais pelas características inerentes á época , á raça e ao gênero de sua protagonista,uma mulata que no início do século passado ,no sul dos EUA , se encontra na trilha da autonomia e ada auto realização .
Sem transformar-se e um tratado de sociologia ,o romance de Hunston deixa transparecer sob seus dramas as metáforas crônicas tradicionais da cultura negra .
Trata-se de uma história de amor vivida em Eatonville ,habitada e governada por negros .A heroína á procura de sua identidade ,descobre sua negritude e uma liberdade até então inimaginável para sua condição por intermédio de TEA ,seu úlitmo companheiro .
Não é a toa que Janie ao final do seu relato ,depois de sequências de fugas e tribunais ,concluiu junto a Pheoby,sua interlocutora que o amor é como o oceano .É uma coisa que se move mas mesmo assim toma a forma da praia que se encontra, e é diferente em todas praia.Assim  a heroína se afirma ,e só consegue se transformar  conforme  a praia onde pisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário