segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Vinhedo - Barbara Delinsky

Para sua família, Natalie Seebring é uma mulher que preza as aparências. Tem maneiras refinadas, participa de rodas sociais, é uma esposa que  sempre apoiou o marido e dirige um bem-sucedido vinhedo. Portanto, quando anuncia sua intenção de casar com um empregado do vinhedo, poucos meses depois da morte do marido de 58 anos, o filho e a filha ficam aturdidos. Diante da desaprovação, Natalie decide escrever suas memórias. Há muitas coisas que os filhos não sabem sobre sua vida... como o amor pelo vinhedo, a luta que foi para implementá-lo, os sacrifícios pela família.
   Olivia Jones é uma sonhadora, que vivencia, por intermédio de sua imaginação, as fotos antigas que restaura. Ela e a filha, Tess, não têm mais ninguém na vida. Assim, apegam-se á espera delas. Quando Olivia é contratada por Natalie para ajudá-la a escrever suas memórias, um verão no belo vinhedo á beira do mar parece a oportunidade perfeita para realizar a tal fantasia... uma casa elegante perto da praia, um salário que permite contratar uma professora particular para a filha disléxica, um trabalho criativo, horas passadas ao lado de uma mulher que levou uma vida encantadora.
   Mas nem tudo é o que parece, como Olivia e Tess descobrem quando chegam a Asquonset, o vinhedo no estado de Rhode Island. Embora acolhedora, Natalie não é do tipo maternal, como logo fica evidente pela hostilidade que os filhos demonstravam contra ela.. uma hostilidade que Olivia tem de abrandar. Outra dose de realidade nua e crua surge com Simon Burke,que dirige as operações do dia-a-dia do vinhedo. Ele vê em Olivia e Tess uma lembrança indesejável da esposa e da filha que perdeu num trágico acidente. E há também a dura realidade da vida de Olivia, com uma mãe nunca a desejou e uma carreira frustrada.
   A história de Natalie, destinada a seus próprios filhos, também ajuda Olivia. As vidas dessas duas mulheres de diferentes gerações, mas em muitas coisas tão parecidas, fazem de O Vinhedo uma história poderosa e comovente, a fantasia de uma vida ideal, o relacionamento perfeito... que se choca com a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário